Notícias

24/09/2018
Sincades Sucessores: “Melhor maneira de estar junto na sucessão é com um Conselho”, diz especialista

O Sincades Sucessores, projeto do Sincades voltado aos sucessores das empresas do setor atacadista e distribuidor do Estado, já está em sua reta final.  Com o tema "Governança Corporativa", o quinto encontro do projeto, realizado na última quinta-feira (19), contou com a presença do professor Dalton Sardenberg, da Fundação Dom Cabral.


Entre os diversos assuntos abordados em aula, Sardenberg pontuou também questões relacionadas ao papel de cada colaborador dentro da empresa e quanto à legitimação de novos sucessores.


“De acordo com John Barack, um sucessor leva de dois a cinco anos para se legitimar. Quando ele chega com um novo projeto, novas ideias, propondo várias coisas, por exemplo, ele consegue se legitimar com dois anos. Quando a proposta dele é de uma sequência do que já está sendo feito, ele vai mostrando seu trabalho gradativamente... Então isso demora um pouco mais, por volta de uns cinco anos”, explicou o especialista.


O Conselho dentro das empresas


O professor ainda comentou sobre a formação e a importância do Conselho dentro das empresas. “A melhor maneira de estar junto na sucessão, de correr junto na entrega deste bastão, é com um Conselho”, disse.


Presidente do Conselho da Politintas, Estanislau Ventorim comentou sobre a sua função. “Eu sou vigilante. Acompanho ao máximo o trabalho, mas sem interferir”, contou.


Sardenberg concordou: “É este o correto de se fazer. Não tem que interferir, mas delegar, estabelecer metas e verificar se elas estão sendo cumpridas”.


Último encontro


O próximo encontro do Sincades Sucessores será também a despedida da turma deste ano. Ele acontece no dia 07 de novembro e os sucessores poderão elaborar o seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).




COMUNICAÇÃO
Sincades
Lívia Brunoro
livia@sincades.com.br
Telefones: (27) 3325.3515 | (27) 98115.4204