Notícias

03/04/2019
Cruzamento de informações da Receita é tema de curso promovido pelo Sincades

Na última terça (02), o Sincades promoveu, em parceria com a SodepeBrasil, o curso Cruzamento de Informações da Receita Federal do Brasil, que abordou sobre as diversas declarações existentes e como conferir se os tributos estão sendo apresentados e apurados de forma correta.

 

O curso foi ministrado pelo instrutor Wagner Mendes, contador pela Faculdade Oswaldo Cruz e pós-graduado em gestão de controladoria, auditoria e tributos pela FGV.


Entre os diversos assuntos discutidos em sala estavam as obrigações acessórias das empresas e o papel de cada uma delas no cruzamento de dados, além das ferramentas de fiscalização da Receita Federal, como o SPED, que centraliza todas as informações em um único ambiente.


“O SPED se tornou um dos principais instrumentos de fiscalização da Receita Federal, e dele surgiram projetos pioneiros, como a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica)”, contou o instrutor.


Evitando problemas na declaração


Durante o curso, Mendes também deu algumas dicas para evitar problemas com a Receita Federal do Brasil.


“Cartão de crédito: qual o problema de comprar com cartão de crédito da empresa? Absolutamente nenhum. Desde que ele seja declarado corretamente”, explicou aos alunos.


Outro ponto abordado foi quanto à checagem de informações junto aos demais colegas de trabalho.


“Antes de enviar a sua declaração ou qualquer outra comunicação à Receita, é importante checar. É preciso tomar sempre esse cuidado, conferir como está a do colega, por exemplo, para que você não cause problemas a ele”, aconselhou.


 



COMUNICAÇÃO
Sincades
Lívia Brunoro
livia@sincades.com.br
Telefones: (27) 3325.3515 | (27) 98115.4204