Notícias

08/08/2019
PSP discute governança digital, mudanças do e-Social e Reforma Trabalhista

Na última quarta-feira (06), o Sincades promoveu mais um curso do Programa Sincades de Produtividade (PSP), no Palácio do Café, em Vitória.  Dessa vez, o tema do curso foi “Reforma Trabalhista e-Social”, um assunto que vem gerando dúvidas de diversas empresas e setores financeiro e de RH no Brasil. 


Ministrado pela instrutora do IEL, Cátia Maria Soares Medeiros, o curso abordou questões relacionadas à jornada de trabalho, férias, remuneração, conceito e objetivos do e-Social, eventos de tabelas, eventos periódicos e não-periódicos, cronograma, entre outros. 


Modernização trazida pelo e-Social


Uma das modernizações trazidas pelo novo e-Social é a unificação dos prazos para envio dos eventos, ou seja, todos os eventos contarão com o mesmo prazo.


“Esse prazo é coincidente com o prazo de fechamento da folha de pagamento e poderá ser prorrogado até o dia 15 do mês seguinte, exceto quando forem eventos com efeito imediato”, explicou a instrutora Cátia Medeiros. 


Governança digital 


Cátia explicou, ainda, que, com todas essas mudanças, o governo quer controlar todas as informações e dados da melhor forma. 


“É a governança digital. A partir do momento que se tem a nota fiscal eletrônica, por exemplo, que foi colocada para as empresas com tudo que o governo queria, com o Sped Fiscal, é muito fácil cruzar os dados. Isso é governança digital e é um caminho sem volta. É qualidade de informação”, disse. 




COMUNICAÇÃO
Sincades
Lívia Brunoro
livia@sincades.com.br
Telefones: (27) 3325.3515 | (27) 98115.4204