Carregando...

Notícias

28/03/2022

Como escolher o ERP adequado para sua empresa

Um ERP é um sistema de gestão integrada, que em inglês significa Enterprise Resource Planning e em bom português é o Planejamento dos Recursos da Empresa. Sua função é agregar diferentes soluções de gestão e permitir que sejam implementadas em empresas de qualquer tamanho e setor de atuação.

Mas dúvida que paira é sempre a mesma: Como escolher um sistema que seja adequado para as necessidades da minha empresa?

Para isso devemos iniciar o processo de escolha com algumas perguntas e as respostas direcionarão para as melhores escolhas.


Defina para quê você precisa do sistema

Toda empresa precisa de um ERP. No entanto, antes de mais nada é preciso entender como o seu negócio pode se beneficiar do sistema.

Essas respostas te darão uma perspectiva de como a sua empresa atua no momento e de como seria desejável que ela atuasse no mercado para alcançar os objetivos pretendidos. É o famoso e imprescindível planejamento estratégico.

Depois de definir quais as reais necessidades de sua empresa é hora de ir para o mercado e conhecer as plataformas e qual satisfaz as suas necessidades ou que possa desenvolvê-la de forma personalizada.


Relacione as funcionalidades do sistema

Antes de sair contratando um sistema de gestão para a sua empresa, procure:

– Uma empresa que apresentará como funciona a ERP;

– Que funcionalidades tem;

– Como atenderão as necessidades do seu negócio;

– Compare as ofertas;

– São serviços modulares, ou seja, podem ser implantados conforme sua demanda?

– Avalie custo e benefício da implantação;

– Verifique as certificações da empresa.


Avalie se é adequado para o porte da sua empresa

Isso é superimportante. Não vale à pena investir em um ERP robusto com dezenas de funcionalidades e soluções, sendo que você tem uma microempresa. Se fizer isso vai acabar tendo um elefante branco em mãos.

Por isso é importante que o sistema seja modular. Dessa forma você só vai implantar aquilo que realmente necessita, deixando o custo do produto muito mais acessível.


É de fácil implantação? 

Esse é um requisito que deve ser seriamente considerado. É fundamental que o sistema seja de fácil utilização e assimilação pelos seus colaboradores, para não colocar em risco a sua operação.

Essa facilidade além de acelerar o processo de transição, evitará prejuízos e desperdícios, algo que nenhum empreendedor deseja ter. Uma interface amigável e de fácil adaptação importa, e muito!

Veja o exemplo de como o nosso sistema foi construído a fim de facilitar a implantação. https://www.mitis.com.br/mmi-o-processo-de-implantacao-mais-tranquilo-que-voce-ja-viu/


Qual o limite do orçamento?

Uma das formas de se manter no orçamento, é buscar um ERP que seja modular e permita a implantação por etapas. Isso ajudará a manter os custos dentro do previsto.

Se mesmo assim o custo ficar acima do que foi reservado pela empresa para fazer a compra do serviço, refaça as contas e veja se é possível manter os planos.

Só bata o martelo, se isso não afetar negativamente a empresa, nem deixá-la em risco.

Dê preferência as empresas que façam a personalização das soluções.


O suporte para o sistema é bom?

Procure saber as referências da empresa que está oferecendo o ERP. Boas avaliações são promessa de tranquilidade no futuro.

Isso é importante, pois o contato com o seu fornecedor durante a implantação, período de adaptação e as manutenções, não tem como ser evitado.


É especializado para o seu nicho?

Uma dica interessante é sempre procurar fornecedores especializados no seu nicho de mercado. Isso já dará ao sistema, logo de cara, uma gama de facilidades voltadas para o seu negócio em especial.

Um produto mais focado também pode acabar saindo mais em conta que um produto genérico, que terá muitas ferramentas, às vezes, desnecessárias para você, e que só vão fazer com que o custo de implantação acabe subindo mais que o desejado.


Facilidade para a escolha

Depois de ler tudo isso talvez você esteja curioso e busque uma forma mais prática de fazer essa comparação, certo? Por isso, a Mitis preparou uma planilha que o ajudará a avaliar o ERP ideal para o seu negócio.

Acesse https://erp.mitis.com.br e baixe a Avaliação Comparativa de ERP´s. É simples, rápido e você terá todas as informações na palma da mão.

Como você pode perceber, no final das contas, é fácil escolher um ERP do jeitinho que o seu negócio precisa. Basta ter paciência e não sair adquirindo o primeiro que aparecer e oferecer soluções mirabolantes. Afinal, nem sempre o barato sai caro!