Associados do Sincades participam de treinamento sobre liderança inspiradora
A mentora de talentos e lideranças Rosângela Simões, empreendedora e sócia-diretora da Qualifica Consultoria, foi a palestrante do 4º Programa Sincades de Produtividade (PSP) – Líderes que inspiram. O evento lotou o auditório do Sincades, no dia 13 de junho.
A palestrante trabalhou o tema “Desenvolvendo habilidades sociais e emocionais para gerenciar equipes e conflitos”, com os associados presentes, de forma a capacitar a formação de líderes eficazes nas empresas.
O Programa Sincades de Produtividade (PSP) oferta aos associados cursos direcionados ao desenvolvimento profissional e empresarial, para ampliação do conhecimento em diversas áreas, de forma a aperfeiçoar gestores, assistentes, analistas, administradores e demais profissionais engajados com a inovação e melhoria contínua do setor atacadista distribuidor.
O conteúdo do 4º PSP trouxe fundamentos de uma liderança inspiradora, explorando a compreensão do papel do líder na organização, a identificação das características de um líder eficaz — com uma avaliação dos perfis — e as diferenças entre liderança e gestão.
O treinamento abordou ainda a importância das habilidades sociais, trabalhando técnicas para se expressar de forma clara e assertiva e desenvolver empatia e habilidades interpessoais.
“A avaliação do perfil foi muito interessante, falou muito sobre mim. A gente começa a avaliar o que tem mesmo como ponto forte, o que precisa continuar investindo e o que precisa melhorar”, disse Jean Luiz Alves, gerente do Centro de Distribuição da Wilso Distribuidora.
A inteligência emocional também é uma característica essencial para um bom líder. Os participantes puderam exercitar o reconhecimento e gestão das emoções próprias e dos outros, além do desenvolvimento da autoconsciência e autorregulação emocional.
Outro ponto importante é a responsabilidade do líder na motivação e no engajamento da equipe. Rosângela Simões trouxe estratégias para motivar, inspirar e promover engajamento e senso de propósito entre os colaboradores.
Ferramentas de monitoramento do desempenho e implementação de estratégias para melhorar a produtividade e performance individual e da equipe foram compartilhadas.
Sobre gestão de conflitos, os associados aprenderam a identificar e analisar melhor os casos na equipe, também traçar estratégias de resoluções.
Para Cláudia Alves da Silva, supervisora administrativa da Sorvepan, a capacitação foi essencial. “É um treinamento necessário, para ter essa troca de experiências. A partir do que aprendi aqui, vou aperfeiçoar meu perfil de liderança para contribuir mais e melhor com a empresa e os colaboradores”, afirmou.