Prêmio Boas Práticas Sincades reconhece iniciativas inovadoras e sustentáveis no setor atacadista
Iniciativa do Sindicato do Comércio Atacadista e
Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), o Prêmio Boas Práticas chegou à sua
segunda edição consolidado como um importante instrumento de valorização e
disseminação de iniciativas inovadoras no setor. A premiação reconhece projetos
alinhados à sustentabilidade, responsabilidade social, cultura organizacional e
logística inteligente. Alinhado às metas dos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) e à agenda ESG, o prêmio reforça o compromisso do Sincades
com a inovação responsável no setor.
A Macrolub Atacado Automotivo conquistou o primeiro lugar
em 2025, com o projeto “Customer Experience na logística”. Nesta edição, o
prêmio contou com a participação de 17 projetos, desenvolvidos por 13 empresas
associadas. A cerimônia de entrega foi realizada no início do mês, na Faesa,
reunindo diretores do Sincades, representantes das empresas participantes e a
equipe técnica da instituição de ensino, responsável pela análise das
iniciativas inscritas.
Reformulado em seu segundo ano, o Prêmio Boas Práticas
Sincades recebeu iniciativas que demonstram a capacidade das empresas
atacadistas e distribuidoras do Espírito Santo de inovar de forma responsável,
promovendo impactos positivos tanto na gestão quanto nas relações de trabalho e
na sociedade.
Para a Macrolub, o concurso teve papel importante no
fortalecimento interno. “Ao mesmo tempo, ele ajudou a inspirar outras áreas da
empresa a investirem em boas práticas”, destacou a representante Bárbara Gomes.
O
projeto vencedor apresenta um modelo que utiliza a Experiência do Cliente
(Customer Experience – CX) como ferramenta estratégica para aprimorar a
operação logística. A iniciativa transforma os feedbacks dos clientes em dados
estruturados, que subsidiam decisões rápidas e orientam a melhoria contínua dos
processos de entrega.
A gerente do Núcleo de Inovação Tecnológica
da Faesa, Ellen Scopel Cometti, ressaltou a relevância da parceria com o
Sincades e o potencial transformador do setor. “É gratificante participar de
mais um projeto do Sincades. A cada nova oportunidade, podemos conhecer mais de
perto o segmento atacadista e distribuidor e perceber o seu forte poder de
inovação e valor”, afirmou.
As propostas foram avaliadas com base em
cinco critérios: originalidade, relevância, resultados alcançados,
sustentabilidade e potencial de replicação. Além da premiação da vencedora,
todas as empresas finalistas receberam certificado de participação.
De acordo com o vice-presidente do Sincades,
Renato Maia, o prêmio cumpre um papel estratégico ao evidenciar as boas
práticas e ampliar seus impactos. “O Prêmio Boas Práticas traz uma visibilidade
muito importante para o segmento e permite que iniciativas bem-sucedidas sejam
replicadas por outros associados, gerando resultados positivos para as empresas
e fortalecendo todo o setor”, avaliou.
O Prêmio Boas Práticas Sincades reconhece
projetos que se destacam pela criatividade, eficiência, responsabilidade e
capacidade de gerar resultados concretos para a gestão e para o ambiente de
trabalho. Com essa iniciativa, a entidade estimula soluções aplicáveis,
mensuráveis e que contribuam para o crescimento sustentável do comércio
atacadista e distribuidor capixaba.
Os projetos finalistas evidenciam a
diversidade de soluções e o alto nível de maturidade das empresas associadas ao
Sincades.
Conheça os outros projetos finalistas:
Macrolub Atacado Automotivo conquistou o
primeiro lugar em 2025, com o projeto “Customer Experience na logística”: estruturação de um modelo inovador
que integra métricas de experiência do cliente (CX) à operação logística.
B4YOU Logística, com o projeto “B4Reels -
Comunicação interna humanizada e participativa”: modernização da comunicação com vídeos
curtos estilo Reels, feitos com colaboradores e exibidos em canais de
fácil acesso.
Bressan Distribuidora, com o projeto “Gestão
Estratégica da Cobrança com metas escalonadas”: iniciativa que transformou o setor
de cobrança em uma área estratégica com metas claras, indicadores abertos e
bônus por bom desempenho.
Cedisa Central de Aço, com o projeto
“Programa Abraço de Mãe”: programa completo de apoio à maternidade, com rodas de
conversa, ajuda profissional, material exclusivo e uma sala para amamentação.
Unilog Express, com o projeto “Armazém de
ideias – Criação colaborativa”: sistema digital onde os colaboradores podem enviar ideias
para a empresa, que são avaliadas por um comitê. O processo é rápido e inclui
premiação anual.