Carregando...
19/12/2025

Prêmio Boas Práticas Sincades reconhece iniciativas inovadoras e sustentáveis no setor atacadista

Iniciativa do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), o Prêmio Boas Práticas chegou à sua segunda edição consolidado como um importante instrumento de valorização e disseminação de iniciativas inovadoras no setor. A premiação reconhece projetos alinhados à sustentabilidade, responsabilidade social, cultura organizacional e logística inteligente. Alinhado às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à agenda ESG, o prêmio reforça o compromisso do Sincades com a inovação responsável no setor.

A Macrolub Atacado Automotivo conquistou o primeiro lugar em 2025, com o projeto “Customer Experience na logística”. Nesta edição, o prêmio contou com a participação de 17 projetos, desenvolvidos por 13 empresas associadas. A cerimônia de entrega foi realizada no início do mês, na Faesa, reunindo diretores do Sincades, representantes das empresas participantes e a equipe técnica da instituição de ensino, responsável pela análise das iniciativas inscritas.

Reformulado em seu segundo ano, o Prêmio Boas Práticas Sincades recebeu iniciativas que demonstram a capacidade das empresas atacadistas e distribuidoras do Espírito Santo de inovar de forma responsável, promovendo impactos positivos tanto na gestão quanto nas relações de trabalho e na sociedade.

Para a Macrolub, o concurso teve papel importante no fortalecimento interno. “Ao mesmo tempo, ele ajudou a inspirar outras áreas da empresa a investirem em boas práticas”, destacou a representante Bárbara Gomes. O projeto vencedor apresenta um modelo que utiliza a Experiência do Cliente (Customer Experience – CX) como ferramenta estratégica para aprimorar a operação logística. A iniciativa transforma os feedbacks dos clientes em dados estruturados, que subsidiam decisões rápidas e orientam a melhoria contínua dos processos de entrega.

A gerente do Núcleo de Inovação Tecnológica da Faesa, Ellen Scopel Cometti, ressaltou a relevância da parceria com o Sincades e o potencial transformador do setor. “É gratificante participar de mais um projeto do Sincades. A cada nova oportunidade, podemos conhecer mais de perto o segmento atacadista e distribuidor e perceber o seu forte poder de inovação e valor”, afirmou.

As propostas foram avaliadas com base em cinco critérios: originalidade, relevância, resultados alcançados, sustentabilidade e potencial de replicação. Além da premiação da vencedora, todas as empresas finalistas receberam certificado de participação.

De acordo com o vice-presidente do Sincades, Renato Maia, o prêmio cumpre um papel estratégico ao evidenciar as boas práticas e ampliar seus impactos. “O Prêmio Boas Práticas traz uma visibilidade muito importante para o segmento e permite que iniciativas bem-sucedidas sejam replicadas por outros associados, gerando resultados positivos para as empresas e fortalecendo todo o setor”, avaliou.

O Prêmio Boas Práticas Sincades reconhece projetos que se destacam pela criatividade, eficiência, responsabilidade e capacidade de gerar resultados concretos para a gestão e para o ambiente de trabalho. Com essa iniciativa, a entidade estimula soluções aplicáveis, mensuráveis e que contribuam para o crescimento sustentável do comércio atacadista e distribuidor capixaba.

Os projetos finalistas evidenciam a diversidade de soluções e o alto nível de maturidade das empresas associadas ao Sincades.

Conheça os outros projetos finalistas:

Macrolub Atacado Automotivo conquistou o primeiro lugar em 2025, com o projeto “Customer Experience na logística”: estruturação de um modelo inovador que integra métricas de experiência do cliente (CX) à operação logís­tica.

B4YOU Logística, com o projeto “B4Reels - Comunicação interna humanizada e participativa”: modernização da comunicação com vídeos curtos estilo Reels, feitos com colaboradores e exibidos em canais de fácil acesso.

Bressan Distribuidora, com o projeto “Gestão Estratégica da Cobrança com metas escalonadas”: iniciativa que transformou o setor de cobrança em uma área estratégica com metas claras, indicadores abertos e bônus por bom desempenho.

Cedisa Central de Aço, com o projeto “Programa Abraço de Mãe”: programa completo de apoio à maternidade, com rodas de conversa, ajuda profissional, material exclusivo e uma sala para amamentação.

Unilog Express, com o projeto “Armazém de ideias – Criação colaborativa”: sistema digital onde os colaboradores podem enviar ideias para a empresa, que são avaliadas por um comitê. O processo é rápido e inclui premiação anual.