Carregando...

Notícias

26/03/2015

Presidentes e executivos de sindicatos se reúnem no Espírito Santo

 

O Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades) foi o anfitrião do Encontro Especial ABAD e Filiadas, nesta segunda-feira (23), no Hotel Golden Tulip, em Vitória, no Espírito Santo. Participaram do evento cerca de 80 pessoas, entre presidentes, executivos dos sindicatos, diretoria e equipe da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad). O encontro marcou o início oficial das atividades do ano de 2015 e foi realizado pela primeira vez fora da sede da Associação.

 

A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sincades, Idalberto Luiz Moro, que apresentou o trabalho realizado pela instituição e destacou o foco no relacionamento com os diversos setores da sociedade, com o Governo, com as empresas associadas, seus colaboradores e familiares. “Temos atuado desta forma e os resultados têm sido muito positivos”, explicou, ressaltando a importância de poder contar com uma equipe técnica profissional, motivada e capacitada para realizar o que a instituição se propõe a fazer.

 

Em seguida, o presidente da Abad, José do Egito Frota Lopes Filho, destacou a importância do apoio da Associação aos sindicatos mas, também, a parceria, como a que se deu com o Sincades para a realização deste encontro. “Sabemos que temos muitos sindicatos que já estão numa posição estabelecida, mas outros ainda estão se desenvolvendo. Se um ajuda o outro, teremos um segmento forte em nível nacional”, frisou.

 

Em seguida, o Plano de Atividades para este ano foi apresentado pelo superintendente executivo da ABAD, Oscar Attisano. Dentre as diversas atividades, ele apresentou a agenda da 35ª Convenção Anual da Abad, que será realizada em Fortaleza, de 03 a 06 de agosto.

 

Ainda na parte da manhã, o presidente da ABAD Jovem, Carlos Henrique de Lima, apresentou os diversos projetos da instituição.

 

À tarde, os presidentes tiveram uma reunião com o Deputado Federal pelo Espírito Santo, Lelo Coimbra (PMDB). O parlamentar fez uma apresentação com a sua visão sobre o cenário político atual.

 

À noite, foi realizado o Encontro Econômico, com a participação do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, e do senador capixaba Ricardo Ferraço. O governador abordou o momento de grandes desafios pelo qual o Brasil passa, mas se mostrou otimista. “Sairemos mais fortes”, disse.

 

Para encerrar a agenda de conteúdo do dia, o professor, doutor em economia pela USP, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV e colunista da Folha de São Paulo, Samuel Pessôa, fez a palestra “Desaceleração dos Últimos Anos e Perspectivas para o Futuro”. Em sua fala, Pessôa destacou que parte da crise que vivemos hoje tem como causa o crescimento do custo com projetos sociais, superior ao do PIB. E que o papel do governo agora é fazer com que o Estado caiba dentro do PIB. Para ele, os ajustes foram corretos, mas não suficientes, e ainda devemos ter novos aumentos de tributos e desvalorização do Real.