Carregando...

Notícias

29/08/2017

Sustentabilidade financeira das associações está na sua importância para o segmento

Numa parceria entre o Sincades e a Findes, foi lançado, nesta segunda (29/08), o sétimo módulo da Escola de Associativismo, com o tema Sustentabilidade Financeira é Vital. O evento aconteceu no auditório do Sincades com a presença de representantes de diversas associações e sindicatos capixabas. Em sua fala, o presidente do Sincades, Idalberto Moro, ressaltou a importância das entidades na defesa dos interesses de classe e na entrega de benefícios. Para Idalberto, a importância das entidades que as entidades têm para seus representados está diretamente ligada à sua sustentabilidade. "Quando isso acontece, a sustentabilidade financeira vem junto, naturalmente", ressalta.

 

O presidente do Sincades explicou que a entidade atua muito próximo ao seu associado, buscando contribuir para sua realidade. "Não esperamos o associado nos demandar. Vamos até ele, apresentamos nossos serviços e benefícios, ouvimos seus anseios e transformamos isso em ação dentro da nossa entidade", conclui. O diretor da Escola de Associativismo, Sérgio Rogério de Castro ressaltou a importância do associativismo para a democracia e da profissionalização deste setor, para que as instituições possam ser eficientes e sustentáveis na representação de seus associados.

 

A escola


A Escola de Associativismo é um projeto que tem como objetivo criar um conjunto de iniciativas que estimulem a educação e a formação dos participantes, bem como a difusão de princípios de eficiência e boa governança. A proposta da Escola é fomentar o associativismo de alto nível com valorização da independência, respeito à ética, honestidade, transparência, renovação dentre outros atributos virtuosos. Através de cursos, palestras e conteúdo online disponibiliza informação e instrução àqueles que buscam engajar suas associações, melhorar os serviços prestados e o retorno aos seus associados. Uma proposta síntese da Escola de Associativismo pode ser expressa como a busca da valorização da ação individual através da ação do coletivo.