Carregando...

Notícias

24/06/2016

Empresas associadas ao Sincades visitam sistema prisional capixaba

Com o objetivo de conhecer o sistema prisional capixaba e ver a possibilidade de futuras parcerias, três empresas associadas ao Sincades visitaram, na manhã desta quinta-feira (23), o Complexo Penitenciário do Xuri, localizado em Vila Velha. Na oportunidade, o diretor da unidade apresentou os ambientes escolares, de saúde e de trabalho, além da estrutura prisional.

 

Ao final da visita, foi apresentada a fábrica da Pimpolho, que está no Complexo há dois meses e treina detentos para o trabalho na confecção de calçados infantis. Um dos internos, dedicado no aprendizado, falou com alegria sobre a experiência. “Além de ocupar a minha mente, o trabalho aqui me remete em muitos momentos à minha família e a cada sapato que ganha forma eu me vejo mais perto de voltar para casa para viver com meus filhos”, relata.

 

 

Convênio


O Sincades e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) assinaram um convênio para viabilizar a inserção de detentos no mercado de trabalho, por meio das empresas associadas ao Sindicato. Após a publicação do convênio no Diário Oficial do Estado (DIO-ES), as empresas associadas ao Sincades poderão contratar cidadãos que cumprem pena no regime semi-aberto em unidades prisionais do Espírito Santo.

 

Os apenados saem pela manhã dos presídios e retornam após o fim do expediente. A empresa custeia o transporte e a alimentação durante os dias trabalhados e paga um salário mínimo, sendo isenta de impostos. O valor é repassado para a Sejus, que faz o depósito na conta do preso e dos seus familiares.

 

A parceria contribuirá para ressocialização de detentos do sistema prisional e, consequentemente, para a redução da reincidência criminal após a soltura. O trabalho, como dever social e condição de dignidade humana, terá finalidade educativa e produtiva.

 

As instituições que se interessarem podem entrar em contato diretamente com a Sejus, informando que são associadas ao Sincades. Para obter informações sobre a parceria, basta entrar em contato com Lívia Brunoro pelo e-mail livia@sincades.com.br ou pelo telefone (27) 3325-3515.