Carregando...

Notícias

17/11/2015

Encontro de Valor Abad discute os rumos da cadeia de abastecimento em 2016

A Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores realizou nesta segunda-feira (16) o Encontro de Valor Abad, focado no debate sobre as estratégias que devem nortear os negócios da cadeia de abastecimento do varejo independente, que não pertencente às grandes redes, e responde por 52% de tudo que é movimentado no comércio mercearil brasileiro.

 

O evento foi comandado pelo presidente da entidade, José do Egito Frota Lopes Filho, e contou com a presença de mais de 400 participantes, entre representantes da indústria fornecedora do setor, parlamentares, especialistas em consumo e alguns dos mais importantes atacadistas e distribuidores dos 26 estados e do Distrito Federal, trazidos pelas 27 Filiadas Estaduais da Abad. O evento contou, ainda, com a participação dos diretores do Sincades Francisco Soares Pikin (Grupo Soares), Nildemar dos Santos (Unilider) e Pedro Miguel Mandadori (Abrevo do Brasil).

 

Política e Economia

 

O Painel Político-Econômico foi mediado pelo economista Ricardo Amorim, que também trouxe sua contribuição e falou sobre atual momento. Analisando a conjuntura econômica das últimas décadas, Amorim disse que vê semelhanças com outros momentos, quando uma crise profunda antecedeu períodos de grande crescimento. Ressaltou que o cenário atual traz oportunidades de ajustes e investimentos, que poderão favorecer os investidores assim que se recuperar a confiança e forem feitos os ajustes necessários nas contas públicas.

 

Os parlamentares presentes, senador Douglas Cintra e deputado federal Laércio Oliveira, respectivamente presidente e 1º vice-presidente da Frente Parlamentar Mista dos Agentes de Abastecimento do Pequeno e Médio Varejo, fizeram considerações acerca do aspecto político da crise. Douglas Cintra considera que o principal problema não está no governo, mas sim no Congresso,que vem aprovando leis que dificultam o crescimento econômico, muitas vezes por razões partidárias. Ele acredita que a tensão política está chegando ao limite e que um novo caminho deve surgir, com ou sem a presidente Dilma Rousseff. Já o deputado Laércio Oliveira acredita que o empresário precisa rever a importância do voto, assim como é preciso que o governo repense os modelos políticos e econômicos do país: “Precisamos pensar um Brasil diferente”, afirmou.

 

Um olhar sobre o setor

 

O Painel Setorial, que trouxe o tema “A importância do Atacado Distribuidor para o fortalecimento e desenvolvimento do Varejo Independente no Brasil”, foi mediado pelo consultor e professor Nelson Barrizzelli, profissional com amplo conhecimento sobre as questões que envolvem atacadistas, distribuidores e o varejo mercearil.

 

Nelson Barrizzelli apresentou um resumo do trabalho do Comitê Canal Indireto, que desde 2013 tratou da uniformização do conceito sobre os diversos modelos de atuação do Canal Indireto, com o objetivo de fazer uma análise prospectiva sobre a estrutura de distribuição no país, trabalho que deve gerar um livro a ser lançado em 2016.

 

Também participaram dos debates os empresários José Costa (JC Distribuidora), representado o modelo “distribuidor”, Emerson Destro (Destro Macro Atacado), representando o modelo “atacado generalista com entrega”, Ricardo Roldão (Atacadista Roldão), representando o “atacado de autosserviço”, e Fernando Queiróz (Diso Comércio de Alimentos, que atua como Broker da Nestlé), representando os “agentes de serviço”.

 

Lançamento e premiação

 

No Encontro de Valor, além dos debates, também foi feito o lançamento oficial do ‘Enacab 2016 - Encontro Nacional da Cadeia de Abastecimento e 36ª Convenção ABAD do Canal Indireto - Indústria, Agente de Distribuição e Varejo’, que será realizado em São Paulo e deve reunir todos os integrantes do Canal Indiretopara três dias de planejamento estratégico, relacionamento e realização de negócios.

 

Foi divulgada, também, a pesquisa ‘Marcas em Destaque - Os campeões do Varejo Independente’, com a presença do diretor de varejo e atacado da Nielsen, Lucas Copelli, e realizada a premiação do ‘Fornecedor Nota 10’ de 2015.