Carregando...

Notícias

23/06/2015

Pessoas mudam o mundo com bons exemplos é o tema do VII Concurso Literário Instituto Sincades

A sétima edição do Concurso Literário Instituto Sincades será lançada no dia 1º de julho, às 9 horas, no Palácio do Café, em Vitória, e estará com inscrições abertas até o dia 16 de setembro. Este ano, os colaboradores do segmento atacadista e seus familiares poderão escrever textos com o tema "Pessoas mudam o mundo com bons exemplos". O projeto tem o objetivo de incentivar a reflexão, o hábito da leitura e o da escrita entre os funcionários das empresas e seus filhos.

 

Os empresários e colaboradores, seus familiares e estudantes que queiram participar serão divididos em três categorias. As crianças de 6 a 11 anos farão uma narrativa, os jovens de 12 a 17 ficarão com a responsabilidade de escrever uma poesia e os adultos farão uma crônica com o tema proposto. Os textos deverão falar de ética, valores, solidariedade e humanização.

 

Todo o material produzido pelos participantes será avaliado por uma comissão formada por membros da Academia Espírito-santense de Letras. Os textos selecionados serão divulgados na Revista da AEL, edição 2015, publicada pelo Instituto Sincades. O terceiro colocado ganhará um tablet, o segundo um notebook e o campeão ganhará uma viagem cultural com acompanhante.

 

Para o presidente do Sincades e Instituto Sincades, Idalberto Moro, o tema deste ano valoriza, acima de tudo, o ser humano e irá despertar nas crianças e jovens o sentimento de solidariedade e bondade. “Tem sido uma prática constante nos Concursos Literários anteriores promover uma reflexão sobre temas de interesse social e contemporâneo. No entanto, este ano queremos trazer para debate os bons exemplos e contar histórias de pessoas comuns, que conseguem fazer do mundo um lugar melhor com suas ações”, enfatiza.

 

O presidente da Academia Espírito-Santense de Letras, professor Francisco Aurélio Ribeiro, destaca a parceria com o Instituto Sincades pelo sétimo ano e comenta a importância de um concurso como este. “Queremos incentivar a reflexão sobre a ética e os valores do cotidiano, o papel de cada um na formação de uma sociedade mais justa, mais solidária e mais humana. O tema escolhido "Pessoas que mudam o mundo com bons exemplos" é uma busca de resposta a uma sociedade em crise política, econômica e social, uma forma de resgatar valores essenciais da cidadania”, ressalta.

 

O projeto é realizado pelo Instituto Sincades e executado pela Academia Espírito-Santense de Letras, em parceria com o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades).

 

Edições anteriores


Nas edições anteriores, o Concurso Literário já abordou a questão ecológica, o problema das drogas, da poluição, da violência e das manifestações populares. Neste ano, o tema visa incentivar a reflexão sobre a ética e os valores do cotidiano, o papel de cada um na formação de uma sociedade mais justam mais solidária e mais humana, propiciando a participação dos estudantes e colaboradores do segmento atacadista e distribuidor no Espírito Santo pelo exercício da escrita, utilizando a linguagem literária, em forma de narrativa, poesia ou crônica.

 

Como participar


Os estudantes, associados e familiares que quiserem participar podem realizar a inscrição no site http://institutosincades.org.br/concurso até o dia 16 de setembro.