Carregando...

Notícias

22/08/2012

Encerra-se com brilho o maior encontro do atacado distribuidor na América Latina

São Paulo, 13 de agosto de 2012 - Encerrou-se na última quinta-feira (9/8) a ABAD 2012 RIO - 32ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor e 15ª Sweet Brasil International Expo, evento cujos resultados fazem jus à grandiosidade do setor.

 

Números preliminares indicam que por volta de 30 mil pessoas passaram pela feira nos quatro dias de convenção, conhecendo os lançamentos e novidades dos mais de 200 expositores presentes na mostra de produtos, serviços e equipamentos. Compradores e indústrias entabularam negócios estimados em R$ 16 bilhões, cerca de 10% do faturamento anual do setor.

 

DESTAQUES DO EVENTO

 

No primeiro dia do encontro, a Sessão Solene de Abertura foi comandada por Carlos Eduardo Severini, presidente da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), Getúlio Ursulino Neto, presidente da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e derivados), e Hélio Castor Maciel, presidente da ADERJ (Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro), filiada estadual da ABAD no Rio de Janeiro e anfitriã do evento.

 

Fez parte da solenidade a palestra inaugural de Fernando Henrique Cardoso, que lotou o auditório do Riocentro. Mais de 1.200 pessoas aplaudiram o ex-presidente.

 

Nos dias seguintes, elogios por parte dos convencionais assinalam os maiores sucessos deste evento, como os mais de 100 lançamentos de 18 empresas associadas à ABICAB. Esses expositores trouxeram para a feira produtos diferenciados em termos sabores, formatos e embalagens, assim como novos licenciamentos de personagens que aguçam o interesse dos pequenos consumidores.  

 

Outro ponto alto foram as palestras técnicas apresentadas por alguns dos principais especialistas do setor, que atraíram grande volume de público. Temas de interesse estratégico como valorização do varejo independente, tecnologia, tendências do mercado, nova Lei do Motorista e relacionamento entre atacado distribuidor e indústria foram tratados com propriedade e alto conhecimento técnico.

 

Também o Portal do Conhecimento ABAD, reformulado e desenhado para tornar-se referência na capacitação do varejo de vizinhança, atraiu a atenção dos participantes, que puderam acessar os novos conteúdos e assistiram com interesse as demonstrações.

 

Na quinta-feira, os presidentes da ABAD, Carlos Eduardo Severini, ABICAB, Getúlio Ursulino Netto, e ADERJ, Hélio Castor Maciel presidiram a Sessão Solene de Encerramento, no auditório principal do Riocentro.

 

Na ocasião, também foi formalizada a parceria entre a ABAD e o Mesa Brasil, um programa do SESC Nacional voltado para o combate à fome e ao desperdício de alimentos, com o objetivo de distribuir 31 milhões de quilos de alimentos ainda este ano. Assinaram o contrato o Gerente de Saúde do Sesc Nacional, Irlando Moreira (representando o Diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc, Maron Emile Abi-Abib), o presidente da ABAD e do Instituto ABAD, Carlos Eduardo Severini, e, como testemunha, a Representante Nacional do Instituto ABAD, Adriana Cury Marduy Severini.

 

Durante a solenidade, o presidente da ACAD (Associação Cearense dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), Adailton Pinto Melo, discursou como anfitrião da próxima edição da Convenção Anual e convidou os presentes a comparecerem à ABAD 2013 FORTALEZA, a realizar-se na capital do Ceará entre os dias 5 e 8 de agosto de 2013. Adailton disse que, assim como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Fortaleza também receberá de braços abertos os atacadistas distribuidores e seus parceiros de todo o Brasil.

 

Na mesma oportunidade, foi apresentado um vídeo sobre o novíssimo Centro de Eventos do Ceará, onde será realizado o encontro. Em nome do Secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, a representante do Centro, Leiliane Vasconcelos, reforçou o convite aos convencionais.

 

O momento foi prestigiado por centenas de convidados e pelas diretorias e executivos das Filiadas Estaduais da ABAD, que organizaram 27 caravanas para participar do evento e aguardavam o anúncio dos vencedores dos prêmios de Maior Caravana Estadual por Região, Melhor Atacadista Distribuidor Estadual e Expositor Destaque, que estão listados a seguir.

 

VENCEDORES

 

Maior Caravana Estadual por Região

 

  • Centro-Oeste: SINDIATACADISTA (DF)
  • Nordeste: ASPA (Pernambuco)
  • Norte: ADAPA (Pará)
  • Sudeste: ADASP (São Paulo)
  • Sul: SINCAPR (Paraná)

 

 

Melhor Atacadista Distribuidor Estadual

 

  • Acre, Amazonas e Roraima: MERCANTIL NOVA ERA LTDA. 
  • Alagoas: ANDRADE DISTRIBUIDOR LTDA.
  • Amapá: RACHEL LOIOLA E CIA. – ARMAZÉM BRASIL
  • Bahia: MARTINS  COMÉRCIO E SERVIÇO DE DISTRIBUIÇÃO S/A
  • Ceará: J.SLEIMAN & CIA. LTDA
  • Distrito Federal, Espírito Santo e Minas Gerais: GRUPO MEGAFORT
  • Goiás e Tocantins: JC DISTRIBUIÇÃO LOGÍSTICA
  • Maranhão: GRUPO JORGE BATISTA
  • Mato Grosso: IRMÃOS DOMINGOS LTDA.
  • Mato Grosso do Sul: DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS FRANCISCO IKEDA LTDA.
  • Pará: MARQUES E MELO LTDA.
  • Paraíba: NORDECE – NORDESTE REPRESENTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO LTDA.
  • Paraná: CARLOS MARCO & CIA. LTDA.
  • Pernambuco: PARATY ATACADO E DISTRIBUIDORA LTDA.
  • Piauí: LG CARVALHO & CIA. LTDA.
  • Rio de Janeiro: ZAMBONI COMERCIAL LTDA.
  • Rio Grande do Norte: RIOGRANDENSE DISTRIBUIDORA LTDA.
  • Rio Grande do Sul: UNIDASUL DISTRIBUIDORA ALIMENTÍCIA S/A
  • Rondônia: COIMBRA IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA.
  • Santa Catarina: RWR LOGISTICA E DISTRIBUIÇÃO LTDA. – ATACADO JOINVILLE
  • São Paulo: MARANHÃO ATACADO S/A – CEREALISTA MARANHÃO
  • Sergipe: FASOUTO – FARIA SOUTO COMÉRCIO LTDA.

 

 

Número recorde de inscritos no Prêmio POPAI

 

Também receberam seus troféus as empresas vencedoras do prêmio POPAI – Expositor Destaque 2012. Durante dois dias, sete jurados percorreram os 88 estandes que neste ano concorreram nas categorias Melhor Design de Estande, Melhor Ação Promocional e Melhor Exposição de Produtos. Foi o maior número de inscritos desde que o prêmio foi instituído, em 2001.

 

A iniciativa tem o objetivo de prestigiar os expositores das Convenções Anuais e é coordenada pela consultoria POPAI BRASIL, associação sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento da atividade de Merchandising. Para efeito de avaliação, os espaços são divididos em três tamanhos: Estande Grande (acima de 100m²), Estande Médio (de 51m² a 100m²) e Estande Pequeno (até 50m²).

 

Conheça os três primeiros colocados em cada categoria e os vencedores:

 

PEQUENO PORTE

 

Melhor Design de Estande

1 º IANE

2º SANDÉLEH

3º CAFÉ PELÉ

 

Melhor Ação Promocional

1º REALITY

2 º SANDÉLEH

3 º STRAIK

 

Melhor Exposição

1º SANDÉLEH

2º CREDEAL

3º BEIRA-MAR

 

MÉDIO PORTE

 

Melhor Design de Estande

1 º PITU

2º GOMES DA COSTA

3º PRUDENCE – DKT

 

Melhor Ação Promocional

1º GRUPO THOQUINO

2 º PITU

3 º PRUDENCE – DKT

 

Melhor Exposição

1º PRUDENCE – DKT

2º GRUPO THOQUINO

3º PITU

 

GRANDE PORTE

 

Melhor Design de Estande

1º GRUPO PC SISTEMA

2º CACHAÇA 51

3º FINI GULOSIEMAS

 

 

 

Melhor Ação Promocional

1º SARA LEE CAFES

2 º SCANIA

3 º SANTHER

 

Melhor Exposição

1º CARGIL

2º BOMBRIL

3º CACHAÇA 51

 

 

 

MVL Comunicação
Assessoria de Imprensa da ABAD
Thais Campanaro
(11) 3594-0359 / 9110-1449
thais.campanaro@mvl.com.br