Cruzamento de informações da Receita é tema de curso promovido pelo Sincades
Na última terça (02), o Sincades promoveu, em parceria com a SodepeBrasil, o curso Cruzamento de Informações da Receita Federal do Brasil, que abordou sobre as diversas declarações existentes e como conferir se os tributos estão sendo apresentados e apurados de forma correta.
O curso foi ministrado pelo instrutor Wagner Mendes, contador pela Faculdade Oswaldo Cruz e pós-graduado em gestão de controladoria, auditoria e tributos pela FGV.
Entre os diversos assuntos discutidos em sala estavam as obrigações acessórias das empresas e o papel de cada uma delas no cruzamento de dados, além das ferramentas de fiscalização da Receita Federal, como o SPED, que centraliza todas as informações em um único ambiente.
“O SPED se tornou um dos principais instrumentos de fiscalização da Receita Federal, e dele surgiram projetos pioneiros, como a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica)”, contou o instrutor.
Evitando problemas na declaração
Durante o curso, Mendes também deu algumas dicas para evitar problemas com a Receita Federal do Brasil.
“Cartão de crédito: qual o problema de comprar com cartão de crédito da empresa? Absolutamente nenhum. Desde que ele seja declarado corretamente”, explicou aos alunos.
Outro ponto abordado foi quanto à checagem de informações junto aos demais colegas de trabalho.
“Antes de enviar a sua declaração ou qualquer outra comunicação à Receita, é importante checar. É preciso tomar sempre esse cuidado, conferir como está a do colega, por exemplo, para que você não cause problemas a ele”, aconselhou.