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12/07/2019

Rafael Baltresca volta à Vitória para primeira palestra do Desafios Venda Mais 2019

O Desafios Venda Mais 2019 já começou! Na noite desta quinta-feira (11), o evento, que busca motivar as equipes de vendas das empresas associadas ao Sindicato do Comércio Atacadista do Espírito Santo (Sincades), recebeu o professor e especialista em psicologia social, Rafael Baltresca, no auditório do Vitória Grand Hall, em Vitória. 


Baltresca participou da edição do Desafios Venda Mais em 2013. Na edição deste ano, trouxe a palestra “O poder é seu: os aspectos subconscientes do sucesso” para o projeto. 


Nela, foram abordadas questões relacionadas à mente humana, como protagonismo e percepção pessoal, os medos que nascem com as pessoas e os que se desenvolvem ao longo da vida, a força do nosso subconsciente, entre outros. A fala de Baltresca também contou com diversas dinâmicas com os presentes, com direito até a hipnose! 


“Tudo o que você fala, a sua mente compra a ideia. A sacada é entender o que te coloca pra cima e o que te coloca pra baixo, e agir para mudar isso Ser protagonista é falar e pensar ‘eu sou o responsável pela minha mudança’”, incentivou aos convidados. 


Confira mais detalhes de como foi a noite e da história de Rafael na entrevista exclusiva concedida ao site do Sincades! 


Sincades: Como foi retornar à Vitória depois de tanto tempo? 

Rafael Baltresca: Primeira vez que estive aqui foi em 2013 e muita coisa mudou de lá pra cá. Quando recebi o convite, foram muitas alegrias. A maior delas foi saber que foi uma mensagem poderosa que deixei em 2013, que mexeu com as pessoas e isso pra mim é muito satisfatório. 


Pra mim voltar é uma felicidade, tenho muito carinho por essa cidade, muitas lembranças de quando eu era pequenininho e vim pra Vitória, fomos visitar Serra, Vila Velha… Então pra mim é mais que uma palestra, além do Sincades também já ser um parceiro de longa data. 


S: Sobre o que exatamente foi sua palestra? 

RB: Sobre o poder de ser íntegro, de ser inteiro, criativo, de ser livre. Um poder que muito nós já tivemos, principalmente na infância, e que foi sendo diminuído ao longo do tempo. 


Ouvindo pais, amigos, sociedade, religião, “você não pode fazer isso, não pode fazer aquilo”, fomos ouvindo isso a vida inteira e fomos desacreditando em nós mesmos. É incrível como esse medo ilusório acaba podendo virar verdade, mas muito dos nossos bloqueios não são bloqueios físicos ou reais. 


São ilusões criadas pela nossa mente. Então na palestra falei sobre como o vendedor pode se desbloquear para que realmente a venda ou a vitória no dia a dia seja questão dele com ele mesmo. 

O grande desafio é a mudança de como eles pensam, a mudança de mindset. Quando a gente compreende que sucesso é mudança de realidade, tudo flui. 


S: Como costumam ser os feedbacks? 

RB: São muitos e eu fico muito feliz com cada um desses feedbacks. Tive muitos, pessoas que não acreditavam em hipnose, que diziam que tudo era mentira e hoje já se sentem mais felizes e motivadas.


Na palestra, mostrei que a hipnose está em nosso dia a dia. Quando a pessoa se olha no espelho e pensa que ela não pode, ela já está se auto hipnotizando. E o mesmo acontece quando é o contrário. É uma forma de reprogramar nossa mente. 


S: Afinal, quais são os aspectos do subconsciente? 

RB: O grande aspecto do subconsciente é que a gente tem um poder maravilhoso, um poder incrível. Todo poder mora no nosso subconsciente, não é algo que a gente acessa tão simples, mas que, quando conseguimos, vemos nossas travas, nossos medos, nossas fobias.


Nele, também estão os motivos que fazem com que tenhamos uma vida leve, uma vida feliz. Os aspectos subconscientes do sucesso são uma forma de dizer “olha, tem uma força lá, vamos destravar essa força, acredite em você”. Mesmo que não acredite que pode, acredite que há uma força lá dentro. Entenda que esse acreditar foi aprendido, não é uma realidade. 


O grande aspecto é que vivemos uma ilusão criada. Aquele vendedor que fala que o Brasil está complicado, que a economia está ruim, que as pessoas não estão comprando, esse cara tem as mesmas 24 horas, tem o mesmo sol que o vendedor que acredita e fala assim: “as pessoas não estão comprando aquele produto porque ainda não viram o meu produto, ainda não conversaram comigo. O mercado está assim pros outros, porque pra mim é diferente”. 


Entenda que o fracasso ou sucesso tem a ver com a história de que contaram pra gente, e a gente acreditou. Isso foi aprendido. E se foi aprendido, pode ser desaprendido. Aí é que está o grande aspecto subconsciente do sucesso: aprender e voltar a aprender o que realmente deve ser aprendido.