Carregando...

Notícias

01/12/2010

Revista Sincades e Instituto Sincades | Nº 07 | Dezembro de 2010

PALAVRA DO PRESIDENTE

Sempre no final de um ano temos o costume de parar e refletir sobre os caminhos trilhados, as decisões tomadas e os sonhos realizados. É hora de listar tudo o que deu certo e agradecer pelas vitórias. E é com esse gostinho de sucesso que vamos fechar 2010, um ano inigualável para o nosso segmento.

Ao avaliarmos todas as conquistas alcançadas pelo comércio atacadista e distribuidor capixaba, representado pelo seu sindicato – o Sincades – fica claro que estamos no caminho certo. Graças à localização geográfica do Espírito Santo, diversas empresas dos setores de autopeças, medicamentos e alimentos vieram para o Estado, e deram um grande impulso ao segmento. O resultado desses investimentos é o encerramento do ano com um balanço bastante positivo, com mais de 40 mil empregos diretos e indiretos e um faturamento anual de R$ 12 bilhões, o que representa um aumento de 400% em relação a 2003.

Mas os ganhos não são apenas relativos à parte econômica. Através do seu braço social, o Instituto Sincades, muito foi investido no desenvolvimento social e cultural do Espírito Santo, afinal essa é a sua principal diretriz. E seu objetivo tem sido plenamente cumprido, pois o Instituto tornou-se a principal entidade de fomento e apoio à cultura capixaba. Em dois anos de existência, já beneficiou, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, mais de 240 mil pessoas, em cerca de 100 projetos. Além disso, iniciamos o Programa Conviver, voltado exclusivamente para os colaboradores, com projetos nas áreas de educação, saúde, lazer e cultura e que no início do mês de dezembro realizou o 1º ConVIVA, Encontro de Lazer e Cultura do segmento.

Lançamos, no tradicional jantar do Sincades, os Prêmios Elo de Liderança e Elo Cultural, que visam reconhecer e homenagear pessoas ou instituições que contribuem para unir o Estado do Espírito Santo - os cidadãos, as instituições, as forças políticas e empresariais do Estado. O homenageado com o troféu Elo de Liderança foi o Governador Paulo Hartung, pela exemplar liderança de todas as pessoas e instituições do ES. Ele uniu-nos em torno de um estado ideal, onde a postura ética e as boas práticas de gestão estabeleceram um novo rumo à história do nosso Estado. Já o troféu Elo Cultural foi entregue à Secretária Estadual de Cultura, Dayse Lemos, por buscar elevar o padrão cultural dos capixabas, reconhecendo e valorizando o talento nato. Em sua gestão, ela democratizou o acesso gratuito às mais diversas manifestações culturais.

Por todas essas razões é que celebramos o trabalho de toda equipe do Sincades e Instituto Sincades, Diretoria, empresários associados, colaboradores, parceiros e todo o segmento, pelo competente trabalho desenvolvido até hoje e agradecemos pela confiança em nós depositada. E para continuar trilhando esse caminho em busca do fortalecimento do setor e buscando cada vez mais representatividade perante as instituições, o governo e a sociedade capixaba, reafirmamos o nosso compromisso com o segmento e seus milhares de colaboradores.

Sincades – a distribuição da economia passa por aqui.

Atenciosamente,

Idalberto Luiz Moro

Presidente

Clique e faça download da revista