Exposições inéditas e gratuitas ampliam cardápio cultural dos capixabas
Dia 02 agosto entrou em cartaz a exposição ‘Mestres Espanhóis, que fica no Palácio Anchieta’, e na próxima semana, a partir do dia 11/07 a 13/11, será a vez de ‘O Diverso no Acervo do Maes’, e ‘O Louvre e seus Visitantes’, no Museu de Arte do Espírito Santo (Maes). As mostras, abertas ao público, são mais uma realização da Secult em parceria com o Instituto Sincades, como forma de fomentar e democratizar a cultura capixaba.
‘Mestres Espanhóis’ apresenta pela primeira vez no Brasil as obras gráficas originais dos quatro maiores nomes da arte espanhola, como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Francisco Goya e Joan Miró e acontece entre os dias 02 de agosto e 02 de outubro de 2011.
Já ‘O Diversos no Acervo do Maes’ é uma mostra especial montada pelo Museu de Arte do ES que periodicamente exibe em sua Sala de Exposições Permanentes recortes que partem da constituição de seu acervo para garantir o acesso e a visibilidade de seus visitantes às obras pertencentes ao patrimônio do Estado. A exposição traz à luz possibilidades múltiplas para o diálogo entre as obras dos artistas Dionísio Del Santo, Maurício Salgueiro, Raphael Samú e Nice Avanza.
‘O Louvre e seus Visitantes’, assim como ‘Diversos no Maes’, também ficará em cartaz no Museu de Arte do ES, entre 11 de agosto a 13 de novembro, e é uma realização do Instituto Moreira Salles, com curadoria de Sérgio Burgi (Instituto Moreira Salles), Patricia Newcomer e Ana Luiza Bringuente (MAES), em parceria com o Maes. Conta ainda com o tradicional apoio da Secult e do Instituto Sincades.
Trata-se da exposição de um dos trabalhos do fotógrafo brasileiro Alécio de Andrade. As fotos foram doadas pela família do artista (falecido em 2003), que também foi pianista e amigo de escritores e poetas do mundo todo. Residindo em Paris por muitos anos, Alécio de Andrade percorreu as salas do Museu do Louvre por quase 39 anos fotografando os visitantes em seus momentos únicos. Dessa experiência, deixou um banco com 12 mil imagens. Cada flagrante lembra uma cena teatral tendo os visitantes como atores. A exposição que veio ao estado conta com 72 fotografias selecionadas especialmente para a exposição, além do livro que acompanha a mostra.
Vale a pena conferir! A entrada das três mostras é gratuita.
Horário: de segunda-feira á sexta-feira - das 10 às 18 horas.
Sábado e domingo das 12 às 18 horas.