18/07/2011
Instituto traz ao ES obras dos mais conhecidos mestres espanhóis
A exposição acontecerá no Palácio Anchieta, em comemoração aos seus 460 anos, entre os dias 02 de agosto e 02 de outubro. Essa será uma oportunidade única para o público capixaba experimentar gratuitamente os traçados de desenhos poéticos dos artistas que inovaram o modo de fazer arte e escreveram a história da gravura e da impressão de arte gráfica.
Das 101 gravuras, 40 são obras de Picasso; 20 litogravuras e 01 frontispício da coleção "Maravilhas com Variações", de Joan Miró; 18 obras e 01 frontispício de Goya, da complexa "Disparates", e 21 gravuras a ponta-seca de Faust, do surrealista Salvador Dalí.
Além da variada temática, a mostra terá quatro frontispícios, que são a primeira página de um livro que traz o título, referência às obras teatrais pintadas pelos espanhóis, que estarão na mostra. As peças expostas são todas originais e interpretam a cultura figurativa do século XX.
Cultura
A exposição vai difundir e fazer com que o público conheça melhor as personalidades artísticas mais relevantes que transitaram pelo fim da velha Europa e início do mundo moderno. "Mestres Espanhóis" é uma grande oportunidade para o público capixaba apreciar um acervo original de obras atemporais e conhecer parte importante da arte e da história mundial.
Atividades educativas
A mostra também terá a participação da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) para estender seus objetivos a diversos públicos. Será realizada uma ação com os educadores capixabas e monitores da exposição. A organização da mostra vai dar um treinamento gratuito, no dia 01 de agosto, para cerca de 200 professores e monitores sobre as obras expostas na exposição para que eles possam transmitir as informações aos alunos antes e durante as visitas guiadas à mostra. O treinamento também é destinado aos monitores que atuarão na exposição atendendo às visitações de grupos.
Exposição "Mestres Espanhóis"
Período: 02 de agosto a 02 de outubro
Horário: De terça-feira à sexta-feira - das 10 às 18 horas.
Sábado e Domingo das 12 às 18 horas.
Local: Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta - Centro de Vitória
Entrada gratuita
Fonte: Secult