Carregando...
03/11/2010

Resultado do 2º Concurso Literário

Momentos antes do início da segunda sessão do espetáculo Peter Pan, o clima era de grande expectativa. Mas não era só a ansiedade para assistir à emocionante história do menino que se recusa a crescer. É que o público aguardava o tão esperado resultado do 2º Concurso Literário do Instituto Sincades.

Com o tema “Drogas. Por que estou fora”, foram premiadas três redações em três categorias diferentes: narração, dissertação e poesia. Os escritores das melhores redações foram premiados, de acordo com a colocação, com notebooks (1º lugar), R$ 1 mil (2º lugar) e R$ 500. Os cheques simbólicos foram entregues aos ganhadores no palco do Ginásio do Álvares Cabral, pelo presidente do Instituto Sincades, Idalberto Luiz Moro e pela Secretária de Cultura do Estado, Dayse Lemos. Os textos vencedores ainda foram publicados na Revista Anual da Academia Espírito-santense de Letras, parceria do Instituto nesse projeto.

Família de campeões

Entre os nove vencedores, um caso chamou a atenção. Um não, dois! Dois irmãos levaram os primeiros lugares nas duas categorias às quais estavam concorrendo. Thiago Lovo dos Santos escreveu a melhor redação na categoria infantil, com texto em poesia, e sua irmã, Amanda Lovo dos Santos, foi primeiro lugar na categoria juvenil, texto em narração. Além disso, Amanda é bicampeã, pois venceu o Concurso Literário do ano passado, também em primeiro lugar. O segredo para tamanho sucesso? O incentivo da família. “Lá em casa, nós incentivamos muito a leitura e desde muito cedo eu e meu marido conversamos com nossos filhos sobre todos os assuntos, inclusive sobre política, drogas, violência e sexo, temas muitas vezes proibidos dentro de casa,” contou a mãe de Amanda e Thiago, Berlide da Graça Lovo, a Bia, que é colaboradora da empresa Via Brasil há 14 anos, e ocupa o cargo de gerente administrativa. Ela falou que seus filhos sempre foram muito aplicados e adoram ler e escrever, e Thiago, de 11 anos, que no ano passado não havia tentado o concurso, esse ano se inscreveu incentivado pela vitória da irmã, Amanda, 14. Parabéns a eles e a todos os vencedores e também aos que participaram do concurso. Mais que o prêmio, incentivar a reflexão sobre assuntos importantes foi o mais importante.