08/07/2010
Aberta a temporada de mostras de cinema no estado
A região do Monumento Natural dos Pontões Capixabas, que surpreende pela beleza e fica no município de Pancas, região de semi-árido, foi a primeira a abrir as portas para a produção audiovisual local, em 2010. De 23 a 26 de junho foi realizada a Mostra Capixaba de Cinema Etnográfico, que trouxe como tema “Culturas e Identidades Étnicas” e envolveu 13 municípios da região semi-árida capixaba. Ainda neste ano, serão realizadas mais duas: a Mostra Audiovisual Ambiental e a Mostra de Audiovisual Rural. Todas fazem parte das atividades do Programa Rede Cultura Jovem e são resultados da parceria entre Governo do Estado, Instituto Sincades, Iema e Sebrae.
Durante os quatro dias do evento, o município recebeu mais de cinco mil pessoas, que passaram pelo Ginásio de Esportes da cidade onde foi instalada a estrutura do evento.
Os documentários exibidos são frutos das oficinas de audiovisuais feitas com jovens estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas das cidades participantes. Assim, eles puderam identificar, reconhecer e valorizar as identidades etnográficas regionais, promovendo a preservação da cultura e tradição dos municípios envolvidos.
Muitos, que nunca tiveram a oportunidade de ir ao cinema, entraram em contato pela primeira vez com equipamentos como câmeras, tripés, lentes, microfones, gravadores de som e equipamentos de edição.
Muitos, que nunca tiveram a oportunidade de ir ao cinema, entraram em contato pela primeira vez com equipamentos como câmeras, tripés, lentes, microfones, gravadores de som e equipamentos de edição.
“Levar a arte do cinema e o próprio processo de produção audiovisual para o interior do estado é de extrema importância para a população local. Além de se familiarizarem com as novas tecnologias, que são ferramentas para a construção dos vídeos, eles veem a sua história e seu cotidiano eternizados na própria produção”, disse o presidente do Instituto Sincades, Idalberto Moro.
O lançamento das mostras aconteceu no dia 27 de maio, no Palácio Anchieta, em Vitória. Participaram da solenidade o governador Paulo Hartung, a secretária do Estado da Cultura, Dayse Lemos e o presidente do Instituto Sincades, Idalberto Moro, além de prefeitos de diversos municípios capixabas, e gestores municipais de cultura. Também prestigiaram o evento cerca de 500 jovens ligados à produção cultural capixaba, que lotaram o salão São Tiago, no Palácio.
No seu discurso, o governador Paulo Hartung ressaltou que o Governo está celebrando a estruturação de uma rede de cultura no Espírito Santo, que faz parte de algo ainda mais amplo, que visa oferecer oportunidades para o desenvolvimento dos jovens capixabas. ""Nosso objetivo é fazer uma conexão entre a arte, a cultura, a educação, o esporte. Queremos estabelecer um campo de igualdade de oportunidades entre nossa juventude"", afirmou.