Carregando...

Notícias

20/10/2014

Instituto Sincades viabiliza quatro exposições simultâneas para os capixabas

Nos últimos seis anos, o Instituto de Ação Social e Cultural Sincades – Instituto Sincades, mantido pelo segmento atacadista e distribuidor capixaba, firmou-se como grande realizador de projetos culturais e sociais. Constituído em 2008, já realizou ou apoiou mais de 400 projetos, que beneficiaram ou envolveram, diretamente, mais de um milhão de pessoas. Atualmente, o Instituto Sincades oferece ao público capixaba três exposições de arte espalhadas pela Grande Vitória, valorizando artistas e personalidades capixabas.

O Encantado: desenhos, pinturas e objetos de Attilio Colnago
A exposição ""O Encantado"", que reúne pinturas, objetos e desenhos do artista plástico Attilio Colnago, está aberta ao público até o dia 28 de dezembro, no Palácio Anchieta, em Vitória. A entrada é gratuita. A mostra tem o objetivo de efetivar um encontro especial da população capixaba com um conjunto de obras produzidas pelo artista. O acervo apresenta variedades da produção artística desenvolvida nos últimos trinta anos no Espírito Santo. 

Exposição “Todas as faces de Maria”
Representante da força e da identidade de boa parte das mulheres negras do Espírito Santo e do Brasil, a líder quilombola Maria Laurinda Adão é tema da exposição ""Todas as faces de Maria"", aberta ao público até o dia 1º de dezembro, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), em Vitória. A exposição apresenta os registros fotográficos dos seus últimos seis anos, um documentário, produzido em 2012, que apresenta o dia-a-dia da caxambuzeira, e um livro-documentário. O objetivo é homenagear todas as mulheres negras brasileiras através de Maria Laurinda, grande personalidade da cultura capixaba. 

Expoarte 2014: Resistência e Transgressão
Em setembro, o Instituto Sincades iniciou um importante projeto de apoio e valorização da cultura capixaba. A “Expoarte 2014: Resistência e Transgressão” está aberta no espaço da Casa Cor ES até o dia 11 de novembro e apresenta 14 obras tridimensionais de dez artistas plásticos. São doze trabalhos de artistas capixabas e dois de um do Rio de Janeiro. Entre os artistas que participam da exposição, destacam-se o capixaba Maurício Salgueiro, artista homenageado, e o carioca José Bechara, convidado para expor dois trabalhos. Os artistas locais que expõem trabalhos tridimensionais são: Penithencia (Wedson Paulino Filho), Rosana Paste, Hilal Sami Hilal, Dan Mendonça, Kyria Oliveira, Sandro Novaes, Vilar (José Carlos Vilar) e Nilson Camizão. A mostra faz parte do programa “Poéticas da Tridimensionalidade: realidade e novas perspectivas”, lançado pelo Instituto no mês de agosto como parte das comemorações pelos seus seis anos de atividades. Instituto Sincades O Instituto Sincades proporciona, anualmente, a milhares de capixabas o acesso gratuito a diversas atividades culturais, como exposições, espetáculos, teatros, concertos, produção e publicação de livros, entre outros. De grandes clássicos infantis a exposições internacionais, o Instituto está sempre presente ao projetar positivamente o Espírito Santo em todo o País e consolidar a principal característica da nossa identidade cultural: a diversidade. 

O caminho do meio
A Casa Porto das Artes Plásticas abre as portas para a exposição “O caminho do meio”, que apresenta sete telas do artista Hélio Coelho. A mostra está aberta ao público, gratuitamente, até o dia 21 de janeiro de 2015. A exposição tem obras do acervo particular do artista e algumas pinturas inéditas. Dividida em três etapas, ela apresenta, a princípio, algumas telas já conhecidas pelo público. Na segunda fase, algumas peças serão substituídas por algumas inéditas e, em um último momento, serão expostas apenas telas novas, que farão parte de uma exposição itinerante. Durante a mostra, também será realizado um bazar com produções do artista, como pinturas em madeira, gesso, cerâmica, botões de camisa, entre outros.

Instituto Sincades

O Instituto Sincades proporciona, anualmente, a milhares de capixabas o acesso gratuito a diversas atividades culturais, como exposições, espetáculos, teatros, concertos, produção e publicação de livros, entre outros. De grandes clássicos infantis a exposições internacionais, o Instituto está sempre presente ao projetar positivamente o Espírito Santo em todo o País e consolidar a principal característica da nossa identidade cultural: a diversidade.