Setor atacadista do ES cria 1.897 empregos formais nos 4 primeiros meses de 2024
A 5ª edição do relatório econômico
Atacado em Perspectiva, do Sincades, destaca os resultados recentes do setor
Impulsionado
pela atividade econômica aquecida, o setor atacadista e distribuidor do
Espírito Santo criou 1.897 empregos formais no acumulado de janeiro a abril de
2024, como mostra a 5ª edição do relatório econômico Atacado em Perspectiva,
publicada em junho deste ano.
O
bom desempenho do setor foi puxado pelo Comércio de peças e acessórios para
veículos automotores (+407), pelo Comércio atacadista de hortifrutigranjeiros
(+388) e pelo Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de
produtos alimentícios (+346), que juntos responderam por 60,1% de todas as
contratações do atacado capixaba nos quatro primeiros meses de 2024.
O
relatório econômico Atacado em Perspectiva é disponibilizado pelo Sindicato do
Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), realizado em
parceria com o Observatório da Indústria. No site do Sincades (www.sincades.com.br) também é possível
acessar o Power BI, com dados e informações estratégicas do setor.
“Apresentamos
bons resultados em 2023, e as expectativas são positivas para a economia, em
2024, com a melhora da inflação, proporcionando redução dos juros e criação de
empregos”, afirma o presidente do Sincades, Idalberto Moro.
Em
todo o ano de 2023, o setor atacadista capixaba criou 4.885 empregos formais,
fruto da diferença entre 30.605 admissões e 25.719desligamentos. Os municípios
de Itapemirim (+1.197), Serra (+1.176) e Cariacica (+459) registraram as
maiores contratações no período.
AGENDA ESG EM DESTAQUE
A
quinta edição do Atacado em Perspectiva traz em destaque os temas que figuram
entre os principais desafios enfrentados pelo setor atacadista para
implementação de uma Agenda ESG, ou seja, práticas de sustentabilidade
corporativa formadas pelos pilares Ambiental, Social e Governança.
O
Comitê de ESG da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad)
aponta que a emissão de poluentes, o descarte inadequado de resíduos e o alto
custo de logística reversa estão entre os principais desafios do eixo
ambiental.
No
Espírito Santo, 97,7% das empresas atacadistas respondentes da Pesquisa Compete
2023, realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento (SEDES),
informaram que utilizam o modal de transporte rodoviário como principal meio
logístico. Neste caso, as estratégias de redução de emissões de gás carbônico
nos fretes passam por melhorar a eficiência logística e a gestão de frotas,
promovendo a utilização de combustíveis alternativos e realizando a compensação
das emissões.
Sobre
o descarte de resíduos, o Governo do Estado do Espírito Santo assinou um
decreto (nº 5655-R), em março de 2024, referente ao Marco Legal da Logística
Reversa, que envolve a coleta e o retorno dos resíduos sólidos ao setor
empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos
produtivos.
Já
no eixo social do ESG, inclui-se práticas ligadas aos direitos humanos,
diversidade, equidade e inclusão, relações de trabalho, desenvolvimento local e
diálogo social. Nesse sentido, o Instituto Sincades, ao longo de seus anos de
atuação, realizou uma série de importantes iniciativas no Espírito Santo,
apoiando 744 projetos culturais e de inclusão sociocultural.
O
terceiro pilar, a governança corporativa, representa o modo como é feita a
administração da empresa, considerando critérios como ética, combate à
corrupção, compliance e transparência. De acordo com a Abad, este é o pilar que
sustenta os demais, pois a prática ESG depende de boa gestão das organizações.
No
cenário capixaba, a Pesquisa Compete 2023 mostrou que 48% das empresas
signatárias do Compete Atacadista possuem regras e orientações a fim de
prevenir atos de corrupção e 50% possuem código de ética/conduta ou documento
similar.
Na
pesquisa, 40% das empresas respondentes buscam a economia no consumo de
energia, 36% desenvolvem campanhas com empregados visando a redução do consumo
de energia e água e 33% promovem campanhas de conscientização interna sobre
diversidade e inclusão no local de trabalho.
A quinta edição do Atacado em Perspectiva está disponível aqui: Atacado em Perspectiva - Edição Junho 2024 (clique aqui)