Carregando...
03/04/2025

Comunicação assertiva é tema de capacitação do Sincades

A comunicação assertiva é uma ferramenta estratégica para o sucesso das empresas. Ela fortalece o alinhamento entre equipes, impulsiona a produtividade e reflete diretamente na qualidade do atendimento ao cliente.

Pensando na importância dessa aplicação por parte das empresas associadas, o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Espírito Santo (Sincades) realizou, na última terça-feira (25), o curso “Comunicação Assertiva: Alinhando Estilos e Perfis para Resultados Eficazes”.

O treinamento, voltado para a promoção da transparência na troca de informações, reuniu 36 colaboradores de empresas associadas à entidade no auditório do Senac, em Vitória. Ministrada pela advogada e especialista Suellen Mendes, a imersão com 8 horas de duração combinou palestras, dinâmicas e exercícios práticos. Os temas abordados incluíram escuta ativa, linguagem corporal, feedback construtivo e estratégias para lidar com conflitos.

“Durante o treinamento, focamos na prática da comunicação, levando em consideração os quatro perfis existentes: comunicador, executor, planejador e analista. Cada perfil se comunica de forma diferente, por isso é importante que as pessoas compreendam a melhor maneira de se comunicar com cada um deles, garantindo uma comunicação mais eficaz e clara”, pontuou a especialista.

Além disso, a instrutora destacou a importância de abordar a comunicação de forma intencional, substituindo simples cumprimentos por palavras mais positivas, como 'Ótimo dia'. Também ressaltou a necessidade de superar a primeira objeção do interlocutor, incluindo informações que possam evitar dúvidas futuras já no primeiro contato, reduzindo retrabalho e otimizando o tempo.

Por último, foi implementado o PDIC - Programa de Desenvolvimento da Comunicação Individual, no qual cada participante identificou suas habilidades, dificuldades e encontrou maneiras práticas de trabalhá-las.

A gerente-geral executiva do Sincades, Ivete Paganini, reforçou o compromisso da entidade em oferecer suporte aos associados na busca por soluções que fortaleçam seus negócios.

“Sabemos que a comunicação é um pilar fundamental para a gestão eficiente das empresas, e é por isso que investimos em cursos como esse, oferecendo conhecimento prático para que os profissionais do setor possam aprimorar suas habilidades e superar desafios do dia a dia. Nosso objetivo é continuar promovendo iniciativas que contribuam para o desenvolvimento das empresas atacadistas e distribuidoras do Espírito Santo”, afirmou.

As falhas de comunicação geram prejuízos significativos para empresas e profissionais. Por isso, é essencial desenvolver habilidades que fortaleçam a imagem pessoal e organizacional e contribuam para a construção de relações mais produtivas e resultados positivos.

“O que ficou evidente no treinamento, para mim, foi que o óbvio precisa ser dito. O que é óbvio para mim não necessariamente é para o outro”, disse Graziella Casteluber, da Wilson Distribuidor.

Ana Claudia Christi, representante da Durafort Internacional, afirmou que, embora a comunicação faça parte do dia a dia, é fundamental estudar e aprimorar a assertividade. Ela também acompanhou o evento e incentivou a participação em treinamentos como esse para quem deseja se aprofundar no tema.

“Muitas vezes, acreditamos que a comunicação é algo natural e que sabemos nos expressar. No entanto, ao nos aprofundarmos no tema, percebemos que existem ferramentas que podem facilitar nossa comunicação no dia a dia.”

Com a realização de palestras e cursos dentro do programa Trilha de Desenvolvimento Profissional, o Sincades reafirma seu compromisso com a formação e qualificação do setor atacadista e distribuidor, abastecendo cada vez mais o segmento com atualização e capacitação técnica.