O Instituto de Ação Social e Cultural Sincades - Instituto Sincades foi constituído no dia 21 de agosto de 2008.
Mantido diretamente com recursos das empresas atacadistas e distribuidoras, o Instituto Sincades beneficiou, diretamente, ao longo desses anos de atuação, cerca de 2.2 milhão de pessoas, de todas as idades. Apoiou, integral ou parcialmente, em parceria com centenas de instituições públicas e privadas da sociedade civil, cerca de 774 projetos culturais e de inclusão sociocultural.
Dentre as principais ações, destacam-se exposições de artes nacionais e internacionais, a publicação de livros de autores capixabas, projetos de audiovisual, eventos de dança, folclore, espetáculos musicais e teatrais, atividades de formação e capacitação, concursos literários e projetos voltados à democratização do acesso à leitura e restauro do Patrimônio Cultural tombado. Na área social, instituições sociais receberam apoio que ampliaram sua capacidade de atendimento e melhorou os serviços prestados.
Nestes anos de história do Instituto Sincades, 62 capixabas foram para o exterior participar de intercâmbio, seminários, capacitações em dança ou audiovisual, 47 exposições de arte foram abertas ao público e mais de 128 livros de autores capixabas foram publicados.
Além disso, foram realizados 12 grandes espetáculos de teatro, que possibilitaram, pela primeira vez, o acesso de cerca de 76.200 espectadores entre crianças, jovens e adultos e 25 obras de restauro do Patrimônio Público.
Hoje, seu foco de atuação está em
realizar, programas e projetos que contribuem para o desenvolvimento
empresarial e melhoria contínua da qualidade de vida dos empresários,
colaboradores e familiares do segmento atacadista e distribuidor do Espírito
Santo, representados pelo Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor
Capixaba (Sincades).
A riqueza cultural do Espírito Santo se manifesta nos costumes, nos hábitos, no folclore, na dança, na música, nas artes plásticas, na criatividade e na miscigenação racial. De maneira formal ou informal, individual ou coletiva, a ação do Instituto Sincades em seis anos viabilizou, deu visibilidade e valorizou o que temos de melhor. O jeito capixaba de ser, fazer e acontecer.
Em 2014, o 23ºEncontro Estadual de Bandas de Congo fez uma homenagem aos 100 anos do Caboclo Bernardo com sua tradicional festa, uma das maiores mostras do folclore do Espírito Santo. O evento teve a participação de mais de 30 bandas de congo e foi uma parceria entre o Instituto Sincades e a Secretaria de Estado da Cultura (SECULT).
Lideranças do Espírito Santo se reuniram para a abertura do VII Fórum dos Mestres e I Seminário das Culturas Populares Capixabas. O objetivo dos eventos foi promover um diálogo entre os mestres de diferentes culturas do Espírito Santo, divulgar os editais da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT) e tirar dúvidas dos participantes. Ao final do encontro, foi feita uma lista de reivindicações, como ensino de cultura popular nas escolas.
O bairro Pedra DÁgua foi palco da centenária Festa de Santos Reis de São Mateus. Cerca de 10 grupos folclóricos de toda a cidade se reuniram no bairro para celebrar a devoção religiosa e a representAções Culturais das comunidades. Cada grupo de Reis de Boi procurou caprichar na indumentária e na fabricação dos "bichos", que fizeram parte da encenação.