Carregando...

Notícias

12/06/2018

Desafios do e-Social são abordados em curso PSP

Na manhã desta terça (12), funcionários da área de RH e Dep. Pessoal de empresas associadas ao Sincades se reuniram na sede do sindicato, no Palácio do Café, para aprender mais sobre o e-Social. O curso “e-Social: um novo desafio para as organizações”, do Programa Sincades de Produtividade (PSP), foi ministrado pelo instrutor do Senac, Filipe Barbosa Martins, e contou com um total de 51 participantes.

Uma delas, a auxiliar de Departamento Pessoal da Atacado Ativa LTDA, Josimaire Fernandes, revela que o desafio de se adequar ao sistema é grande. “É fundamental que a gente participe de cursos como esse. Todo mundo ainda está muito perdido, são muitos detalhes para estarmos atentos e para serem corrigidos”, conta.

Entre as diversas pautas tratadas no conteúdo programático estavam rotinas operacionais, Manual de Orientação do e-Social, adequação empresarial, mudanças nos processos internos, substituição de obrigações, entre outras.

“O sistema não permite erros. Se você errar, leva multa. É importante ter em mente que o sistema de folha de pagamentos da empresa não é o e-Social, mas ele ajuda. Se, através dele, a empresa já conseguir identificar certos erros, já é meio caminho andado”, explica o instrutor Filipe Martins.

Sobre o e-Social

O e-Social é uma plataforma do Governo Federal onde as empresas devem colocar todas as informações referentes ao faturamento dos funcionários e a outros dados trabalhistas, tributários e previdenciários. As médias e grandes empresas que faturam acima de 78 milhões de reais por ano já foram incluídas em janeiro deste ano. Agora, é a vez de empreendedores que faturam menos do que isso e possuam ao menos um empregado. A implantação inicia dia 1º de julho.