Carregando...

Notícias

17/11/2015

Sincades e Instituto Sincades reúnem parceiros em Jantar de Confraternização

O Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades) e o Instituto de Ação Social e Cultural Sincades promovem, no dia 20 de novembro, no Cerimonial Itamaraty Hall, em Vitória, o seu tradicional Jantar de Confraternização, que vai reunir um total de 600 pessoas, entre empresários do segmento atacadista e distribuidor, parceiros, formadores de opinião e autoridades. Como nos anos anteriores, durante o evento, as duas instituições irão prestar homenagens a personalidades que contribuíram, ao longo do ano, para o desenvolvimento econômico e cultural do Espírito Santo. Os homenageados de 2015 serão o Grupo Fortlev, que receberá o Prêmio Elo de Liderança, e a designer e artista plástica Ana Paula Castro, com o prêmio Elo Cultural. Além disso, também será realizada uma homenagem póstuma ao professor Joaquim Beato, falecido em julho. A animação deste ano ficará por conta da banda Gang Lex.


O prêmio Elo de Liderança, iniciativa do Sincades, é o reconhecimento  a personalidades ou instituições que contribuíram, de forma inequívoca e destacada para unir o Estado, os cidadãos, as instituições e as forças políticas e empresariais. Já receberam este prêmio o atual governador Paulo Hartung, o senador Ricardo Ferraço, a presidente da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci), Elisa Maria Franchiani, a presidente da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), Telma Ayres, o Presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri e o Sicoob, por meio de seu presidente Bento Venturim.

 

Na ocasião, o Instituto Sincades também presta homenagem às personalidades e instituições que contribuíram para elevar o padrão cultural dos capixabas. O prêmio Elo Cultural reconhece e valoriza o talento e a democratização do acesso às mais diversas manifestações culturais. Já receberam essa homenagem a ex-secretária Estadual de Cultura, Deyse Lemos, o diretor do Museu da Vale, Ronaldo Barbosa, o maestro Helder Trefzger, a proprietária da galeria Ana Terra, Ana Coeli Piovesan e o artista plástico Hilal Sami Hilal.


Os homenageados


Prêmio Elo de Liderança - Grupo Fortlev


Fundada em 1989, a Fortlev é maior produtora de soluções em armazenamento de água do Brasil e, atualmente, líder em seu segmento no mercado brasileiro. Com atuação em todo o território nacional e até em outros países, carrega em sua trajetória o pioneirismo na utilização de matérias-primas, como o polietileno, na fabricação e no desenvolvimento de produtos exclusivos para o consumidor. 


Com uma das maiores capacidades produtivas mundiais, possui cinco modernas unidades fabris, no município da Serra (ES), em Itatiba (SP), em Araquari (SC) e duas unidades no polo petroquímico de Camaçari (BA), que juntas somam mais de 1.800 empregados e capacidade de produção de milhares de toneladas de peças por mês, como caixas d água, tanques, cisternas, estações de tratamento de esgoto domiciliar, tubos e conexões, entre outros. 


Prêmio Elo Cultural - Ana Paula Castro


Ana Paula Castro estudou Design Industrial na Faculdade da Cidade, no Rio de Janeiro, mas formou-se em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Cursou Desenho e Pintura no Instituto de Arte e Restauro, em Firenze, na Itália.


Sua arte é fundamentada na tradição do trabalho manual, mesmo com a expertise adquirida e a utilização de novas tecnologias. Coerente com o posicionamento de seus temas que registram a natureza, a designer trabalha com materiais de baixo impacto ambiental como aço – totalmente reciclável – e madeira de reflorestamento.


Homenagem póstuma - Joaquim Beato


Natural de Alegre, nascido em seis de outubro de 1934, Joaquim Beato foi professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), secretário de Estado da Agricultura e senador da República. Também foi pastor da Igreja Presbiteriana Unida (IPU), de Vitória. Com mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), Joaquim Beato lecionou Filosofia na Ufes, foi assessor especial da Casa Civil e da Secretaria de Estado da Agricultura.