Carregando...

Notícias

20/03/2015

Espírito Santo sediará encontro nacional de atacadistas e distribuidores

Na próxima segunda-feira (23), será realizado pela primeira vez no Espírito Santo o Encontro Especial da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), com a presença das 27 filiadas. O evento, realizado com o apoio do Sindicato das Empresas Atacadistas e Distribuidoras do Espírito Santo (Sincades), tem o objetivo de promover a troca de experiências e alinhar as iniciativas destinadas a beneficiar as empresas de todo o Brasil. O Encontro contará com a presença da área executiva da associação, dos presidentes e executivos das filiadas estaduais da ABAD, além de cinco líderes regionais e o presidente do Grupo ABAD Jovem, totalizando 80 convidados.


O segmento atacadista e distribuidor é composto pelas empresas que fazem o elo entre a indústria e o varejo. Quando o consumidor vai ao supermercado, por exemplo, e encontra o produto à sua disposição na prateleira não imagina todo o caminho percorrido entre as fábricas e o seu carrinho. Este produto pode ter vindo de outro país, estado ou município, mostrando a força e importância do setor para a movimentação da economia brasileira.


O setor registrou um faturamento anual de R$ 197,3 bilhões em 2013, com uma participação de mercado mercearil de 52%. No total, o setor dobrou seu crescimento nos últimos 10 anos, empregando mais de 332 mil pessoas somente em 2013. O presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho destaca que a parceria com o Sincades é fundamental para alcançar números tão expressivos. “Estamos em um momento delicado da economia no Brasil, então fortalecer parcerias é importante para manter o setor motivado e em crescimento. Este evento marca o início de muitos debates sobre o segmento e traça as perspectivas a curto e médio prazo das empresas atacadistas e distribuidoras do País”, ressalta.


O presidente do Sincades, Idalberto Moro, analisa a importância de receber um evento como este no Estado. “O segmento atacadista e distribuidor tem se desenvolvido no Espírito Santo ao longo dos anos devido à sua posição geográfica privilegiada e aos fatores econômicos que favorecem a instalação de empresas desse porte no Estado. Este encontro valoriza e reconhece o trabalho realizado aqui e contribui ainda mais para o desenvolvimento da economia capixaba nesta área”, conclui.