Mostras de Audiovisual Capixabas ganham mais uma versão
De hoje a 20 de agosto o Programa Rede Cultura Jovem, da Secult, em parceria com o Instituto Sincades, promove em Nova Venécia a Mostra Capixaba Audiovisual Etnográfica. Além dela, ainda neste mês, entre os dias 25 e 27, no município de Marataízes, acontece a inédita MCA Histórico-Cultural, criada com o intuito de expandir o alcance geográfico e artístico das Mostras de Audiovisual que vêm acontecendo no Estado nos últimos anos.
As Mostras são um grande circuito de produção e exibição audiovisual no qual os jovens, do ensino fundamental e médio, de diversos municípios capixabas são os protagonistas, vivenciando todas as etapas de produção de um documentário. No fim, o resultado são vários vídeos com cerca de dez minutos cada, que abordam os aspectos da história cultural de cada local. Trata-se de uma possibilidade única para esses jovens e para a comunidade refletirem sobre a realidade de seus municípios, valorizando e reforçando sua identidade cultural.
A MCA Histórico-Cultural vem para se juntar a mais três mostras: a MCA Etonográfica, a MCA Rural e a MCA Ambiental. Ao todo, são 53 municípios capixabas envolvidos nessa rede de jovens realizadores de audiovisual que registram e exibem as diferentes realidades do Espírito Santo.
Fonte: Portal Yah!