19/03/2010
Estado recebe exposição de Michelangelo em grande estilo
No dia 09 de março, o Palácio Anchieta esteve em festa ao receber a exposição internacional “A Beleza na Escultura de Michelangelo”. O coquetel de lançamento contou com a presença de autoridades capixabas de renome, como o Governador do Estado, Paulo Hartung, a Secretária de Estado da Cultura, Dayse Lemos, o Secretário de Estado da Educação, Haroldo Correa Rocha e o Presidente do Instituto SINCADES, Idalberto Moro.
Na abertura, o Governador Paulo Hartung lembrou que a mostra de Michelangelo, assim como as anteriores, de Leonardo da Vinci e Darwin levará conhecimento as escolas públicas e privadas capixabas. ""Essas exposições são verdadeiras salas de aula. Precisamos tornar a educação atrativa, desburocratizar a sala de aula. Uma exposição como essa representa mais um passo nesse sentido"", disse.
Já a secretária de Estado da Cultura enfatizou o crescimento da movimentação cultural no estado.
“A chegada da exposição é mais uma prova da inclusão do Espírito Santo na rota de exposições internacionais. Sempre falo que o espaço expositivo é contemplativo, mas possibilita a discussão a partir da compreensão do que é a arte na vida das pessoas. Nesse sentido, estamos trilhando um caminho bonito no Estado"", ressaltou Dayse Lemos.
“A chegada da exposição é mais uma prova da inclusão do Espírito Santo na rota de exposições internacionais. Sempre falo que o espaço expositivo é contemplativo, mas possibilita a discussão a partir da compreensão do que é a arte na vida das pessoas. Nesse sentido, estamos trilhando um caminho bonito no Estado"", ressaltou Dayse Lemos.
O presidente do Instituto SINCADES discursou sobre os projetos já realizados em parceria com a Secretaria do Estado de Cultura (Secult). “No ano passado participamos de 42 projetos junto à Secult, num valor de aplicação de cerca de 4 milhões de reais, destacando-se os 3 principais: Leonardo da Vinci, A Bela e a Fera e Andy Warhol, prestigiados por mais de 60.000 pessoas. Para este ano temos uma estimativa de orçamento nessa área da ordem de 6 a 7 milhões. Isso tem possibilitado colocar o Espírito Santo no cenário nacional da cultura, e aqui têm sido bem sucedidos, muitos projetos, aos quais estamos diretamente ligados”, destacou.
Depois da solenidade, os cerca de 300 convidados foram conhecer de perto as maravilhas da exposição, entre elas seis desenhos originais do artista renascentista, 10 gigantografias de famosas obras de Michelangelo e 25 esculturas do mestre e de artistas que o influenciaram em toda a sua vida e obra. Todos receberam um livreto que apresenta as peças da exposição, com imagens, nomes, datas e características de cada uma.
A exposição, que é inédita no Brasil e veio diretamente de Florença, na Itália, permanece no Salão Afonso Braz, no Palácio Anchieta, até o dia 09 de maio. A entrada é gratuita e as visitas de grupo monitoradas podem ser agendadas pelo telefone 3315 7071.
A mostra é uma realização da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, em parceria com o Instituto Sincades e com apoio da Unimed Vitória e do Centro Educacional Leonardo da Vinci.
“A Beleza na Escultura de Michelangelo”
Local: Salão Afonso Brás, Palácio Anchieta
Data: 10 de março a 09 de maio
Horário: Terça a Sexta-feira de 10 horas às 18 horas
Sábados, domingos e feriados de 12 horas às 18 horas
Entrada franca