Carregando...
21/11/2011

Estudantes expõem obras sobre as heranças da Itália no Espírito Santo

As cores estão estampando as paredes do Palácio Anchieta. A exposição é resultado do projeto “Pinte a Itália no Espírito Santo”, em que foram selecionadas 26 obras pintadas por alunos da rede estadual de diversos municípios do Estado. Os mapas estão expostos na ante-sala da exposição “Modigliani: Imagens de uma vida”. A mostra fica exposta até o dia 18 de dezembro.

O projeto é uma realização do Governo do Estado por meio da Setur, da Sedu e da Secult, em parceria com o Instituto Sincades, e foi criado para homenagear o ano da Itália no Brasil e a importância do patrimônio cultural italiano na construção da identidade capixaba. “Para nós do Instituto Sincades é um orgulho imenso apoiar uma iniciativa como essa, os estudantes capricharam muito ao fazerem esses trabalhos. Estão todos de parabéns”, comentou o gerente executivo Dorval Uliana.

Ao todo 30 mil alunos de 12 municípios pintaram seus olhares sobre a história do Espírito Santo, dando cor e vida à cultura italiana no Estado. As pinturas foram feitas em mapas interativos que retratam heranças da Itália no estado, que foram desenhadas pelos artistas Wagner Veiga e Thiago Galavotti.

Três dos 26 trabalhos selecionados ganharam honra ao mérito e receberam como premiação uma máquina fotográfica. “Gostei muito de participar desse projeto e pretendo participar dos próximos. Eu só conseguia pintar a noite depois do trabalho. Valeu o esforço, ganhei minha primeira máquina fotográfica”, disse um dos vencedores, Danielson de Oliveira, 14 anos, de Castelo.

O secretário de Estado da Cultura, José Paulo Viçosi, já faz planos para o futuro das obras. “Quando o período da exposição terminar, queremos circular com essas pinturas por todas as cidades que se envolveram com o projeto. Queremos expandir o acesso a esses trabalhos que mostram todo o orgulho de nossas origens. Esses alunos, quando se debruçaram sobre esses cartazes, conseguiram resgatar a memória de nossos antepassados, demonstrando marcas como fé, garra, solidariedade e compromisso”, disse.