Festival do Boi Pintadinho apresenta 19 grupos para a população de Muqui
Maior carnaval de rua do sul do Espírito Santo, o Festival Muquiense do Boi Pintadinho de Muqui é marcado pela sua dedicação em manter viva a cultura e o folclore do município através da manutenção e incentivo aos grupos folclóricos de Bois Pintadinhos. A edição de 2015 foi realizada entre os dias 13 e 17 de fevereiro e teve a participação de 19 grupos, todas da região. O evento contou com a participação de 12 mil pessoas e foi realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Muqui, Governo do Estado e Instituto Sincades.
O destaque do evento foi o Boi Duas Cabeças, que desfila há 32 anos e se apresenta com cerca de 80 integrantes, em sua maioria por pessoas da mesma família. Outro importante grupo que se apresentou foi o que mostrou a versão feminina do Boi com um bloco totalmente formado por mulheres, vestidas em tons de rosa-choque, que acompanham a Vaca Mocha, uma simpática vaquinha cor-de-rosa.
Sobre os grupos
Em uma determinação da Associação de Folclore de Muqui, os grupos de Boi Pintadinho são classificados em grande, médio, pequeno e infantil, conforme o número de componentes, tradição e relevância. Com isso, os cachês são pagos de acordo com essa denominação e o número de apresentações de cada grupo.
União de gerações
Além de movimentar vários setores da economia de Muqui, o Festival do Boi Pintadinho é um verdadeiro ponto de encontro entre os mais velhos e os mais novos, que se juntam para organizar toda a folia. Além disso, o evento é também uma realização de grande importância para o município, atraindo muitos turistas e integrando os moradores.